quinta-feira, 20 de agosto de 2009

4º ENCONTRO 14/08/2009


LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I




PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
DATA: 14/08/2009
Carga-Horária: 08h

TURNO: MATUTINO


8h00 MENSAGEM DE ACOLHIDA:



Elas entram na vida da gente e deixam aromas de perfumes.
Com a suavidade do vento ao final da tarde.Com gestos de ternura presentes em cada clarão da manhã.Olhe a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, olhando fundo, que há um perfume suave de amiga(o) e um brilho em seu olhar.
Procure exalar essa magia encantadora.Pessoas foram esculpidas para serem ouvidas, compreendidas, amadas.Para tocarem nossas vidas com a mesma força em que foram criadas, para exalar suas próprias vidas com toda essa magia de serem perfumes.Pessoas são perfumes como você.Obrigado por você ter exalado na minha vida e na vida de outras pessoas o perfume agradável da fraternidade, do reconhecimento, da compreensão, do amor e de poder exalar todos os aromas da coragem, do entusiasmo, da disponibilidade, da alegria, da esperança, renovando sempre em nossa vida o aroma
do AMOR, de um DEUS que ama INCONDICIONALMENTE.


Obrigada pelo perfume que você é!
texto de autoria desconhecida



Ana Célia R. de Sousa
Professora Formadora

Gestar II - Jenipapo dos Vieiras - MA, agosto de 2009.



8h20 ANÁLISE DE: portifólios, estudo do TP 4, relatos e projetos

9h30 DINÂMICA: CABRA-CEGA DA LEITURA

10h00 COFFEE BREAK

10h20 LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: Ampliando nossas referências - Pág. 54

11h00 DISCUSSÃO: O QUE É LETRAMENTO? Cada cursista escreveu no papel o seu próprio conceito de letramento em seguida colocou o papel exposto no mural fixado na parede.

11h50 Apresentação do vídeo: O que é letramento? Poema de Kate M. Chong





12h00 INTERVALO PARA ALMOÇO

TURNO: VESPERTINO

13h30 momento de descontração: música: Na rua, na chuva, na fazenda... (KID ABELHA)

13h40 TRABALHO EM GRUPO: MURAL DIVERTIDO - TP 4

1º GRUPO – TP 4 - UND 13 - SEÇÃO 1 / PÁG. 16 a 31 (O Letramento);


2º GRUPO – TP 4 - UND 13 - SEÇÃO 2 / PÁG. 32 a 41 (Letramento de diversidade cultural);
3º GRUPO - TP 4 - UND 13 - SEÇÃO 3 / PÁG. 42 a 51 (Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola);

4º GRUPO - TP 4 – UND 14 - SEÇÃO 1 / PÁG. 71 a 81 (Onde está o significado do texto);

As cursistas: Euzilene, Maria da Conceição, Eunice e Juliana


5º GRUPO - TP 4 – UND 14 - SEÇÃO 2 / PÁG. 82 a 89 (Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto);

As cursistas: Maria Odaíres, Jane Cléia, D. Rita, e Deusamar


6º GRUPO - - TP 4 – UND 14 - SEÇÃO 3 / PÁG. 82 a 89 (Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?);



15h40 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

16h30 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DO DIA:






16h50 Escolha de um avançando na prática (TP 4) para aplicar na sala de aula.



quarta-feira, 19 de agosto de 2009

3º ENCONTRO 24/07/2009





PAUTA
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
DATA: 24/07/2009
Carga-Horária: 08h

TURNO: MATUTINO

8h00 MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO: A importância do ENTUSIASMO
A palavra ENTUSIASMO, vem do Grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.A pessoa ENTUSIASMADA, era aquela que ora possuída por um dos deuses e por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.
Assim se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante...Segundo os gregos, só pessoas ENTUSIASMADAS
eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.
Era preciso, portanto ENTUSIASMAR-SE.Assim , o ENTUSIASMO é diferente do otimismo. Otimista significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo.
Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje,
É PRECISO SER ENTUSIASMADO.
Pessoa entusiasmada é aquela que acredita na
SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR NAS COISAS, DE FAZER DAR CERTO.
Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros.
Acredita na FORÇA QUE AS PESSOAS TÊM DE TRANSFORMAR O MUNDO E A PRÓPRIA REALIDADE.
E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo,
É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO.
Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma.
O ENTUSIASMO É QUE TRAZ UMA NOVA VISÃO DA VIDA.
Mas afinal... Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela escola onde trabalha, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, seus amigos, pelo seu sucesso pessoal, por você mesmo?
ACREDITE NA SUA CAPACIDADE DE VENCER, DE CONSTRUIR O SUCESSO,
DE TRANSFORMAR A REALIDADE (...)
Você verá a diferença...
Boa sorte e Sucesso !

Ana Célia R. de Sousa

texto de Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Comunicação e Marketing Ltda
Gestar II – Jenipapo dos Vieiras – MA, julho de 2009.

8h20 RECAPITULAÇÃO DOS TEXTOS ESTUDADOS EM CASA
As cursistas: Ana, Selma e Celismar

9h30 EXPOSIÇÃO TEÓRICA: TP 3 - UNID 10 A 12
CONHECIMENTO INTUITIVO DOS GÊNEROS
DISTRIBUIÇÃO DE TEXTOS DE DIVERSOS GÊNEROS (EM DUPLAS)

ANÁLISE DO TEXTO:
Quem escreve?
Qual o objetivo do texto?
A quem se dirige o texto?
Houve intenção estética na exploração do vocabulário?
Classifique o gênero levando em consideração as características;
Aponte o tipo predominante com base nas sequências tipológicas de maior ocorrência.

10h00 COFFEE BREAK



10h20 EXPOSIÇÃO TEÓRICA: GÊNEROS LITERÁRIOA E NÃO-LITARÁRIOS

Gênero Poético

O que é Litaratura de Cordel?



11h45 APRESENTAÇÃO DO VÍDEO (YOUTUBE) GÊNEROS TEXTUAIS


12h00 INTERVALO PARA ALMOÇO


TURNO: VESPERTINO

13h40 TRABALHO EM GRUPO:



1º GRUPO – TP / PÁG. 25 (ELEBORAÇÃO DE UMA BIOGRAFIA DE UMA PESSOA IMPORTANTE PARA A COMUNIDADE);
2º GRUPO – TP / Pág. 41 (INTERPRETAÇÃO E REFLEXÃO DO TEXTO: A CIGARRA E A FORMIGA)
3º GRUPO - AAA / Pág. 65 ( AULA 7: DESCOBRINDO A POESIA DE CORDEL)
4º GRUPO - AAA / Pág. 116 ( AULA 2: CRIANDO UMA CARTA: INTERRELAÇÃO ENTRE TIPOS TEXTUAIS )
5º GRUPO - AAA / Pág. 98 (AULA 7: EMITINDO OPINIÕES: TEXTO DISSERTATIVO)
6º GRUPO - TP / Pág. 172 (INTERTEXTUALIDADE ENTRE GÊNEROS)





14h30 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

15h40 COFFEE BREAK

16h00 DISCUSSÃO SOBRE PROJETOS DIDÁTICOS

17h00 ENCERRAMENTO

2º ENCONTRO 03/07/2009


PAUTA







PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
DATA: 03/07/2009
Carga-Horária: 08h


TURNO: MATUTINO



8h00 MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO: EDUCAÇÃO E VIDA

8h20 CONTINUAÇÃO DA DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO: CRACHÁ CRIATIVO
(COM OS DEMAIS ALUNOS QUE NÃO ESTAVAM PRESENTES NO 1º DIA)


8h30 APRESENTAÇÃO DO GUIA GERAL, páginas: 34 a 54

9h30 APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS DO PORTIFÓLIO


10h00 COFFEE BREAK

Cursista lendo jornal (momento de informação durante o coffee break )


10h20 EXPOSIÇÃO TEÓRICA: DISCUSSÃO SOBRE A INTERVENÇÃO DIDÁTICA EM LÍNGUA MATERNA EM UMA ABORDAGEM INTERACIONAL – ANA DILMA PEREIRA (CARTAZ E DISTRIBUIÇÃO DE TEXTOS RELACIONADOS À DISCUSSÃO)





12h00 INTERVALO PARA ALMOÇO


TURNO: VESPERTINO


ACOLHIDA
DISTRIBUIÇÃO DE TEXTOS DE DIVERSOS GÊNEROS (em duplas)

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: GÊNEROS TEXTUAIS: DEFINIÇÃO E FUNCIONALIDADE (LUIZ ANTONIO MARCUSCHI), pág. 45;


15h40 COFFEE BREAK


LIÇÃO DE CASA 2 DO TP 3

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DO DIA: PREENCHIMENTO DO “DIÁRIO REFLEXIVO” EM GRUPO.

17h00 ENCERRAMENTO

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RESENHA - O Vendedor de Sonhos: o chamado


O VENDEDOR DE SONHOS – O CHAMADO

O romance de Augusto Cury, narra uma história tocante de um homem maltrapilho, aparentemente um comum morador de rua, que impede um bem sucedido professor universitário se suicide. Utilizando-se de argumentos cortantes e profundos e uma eloqüência cativante.

Este homem convida o intelectual suicida, Júlio César, narrador da história, para segui-lo sem prometer-lhe qualquer tipo de segurança ou conforto, apenas prometendo toná-lo um vendedor de sonhos, sem destino, sem agenda, uma aventura completamente imprevisível. E saem proclamando em vários pontos da sociedade as concepções do mestre, entre as quais, que as sociedades modernas se converteram em um hospício global.

A cada discurso proclamado pelo mestre, revelando as mazelas do homem contemporâneo, mais e mais seguidores os acompanham formando um grupo exótico de pessoas que estão à margem do sistema social. Defende a idéia de que as pessoas marginalizadas pela sociedade, consideradas incapazes, também tem algo a ensinar, passagem que nos reporta a sala de aula, quando sem percebermos admiramos e elogiamos apenas os alunos que mais se destacam pela suas inteligência e habilidades, deixando de lado os que apresentam algum tipo deficiência, isto fica claro quando diz: “A grandeza de um mestre está em ensinar os rebeldes e os que têm dificuldades em aprender e não os notáveis da classe.”.

Na medida em que seguem sua caminhada, conquistaram muitos adeptos e foram odiados por outros tantos. O mestre, com sua filosofia de vida, fora admirado por magnatas, executivos, políticos, professores, pessoas comuns, e vaiado por muitos outros desses mesmos segmentos.

O mestre permanece firme em seus propósitos: vender sonhos às pessoas, que contrariando qualquer previsão feita sobre o futuro da humanidade, nos século passados, são hoje os escravos contemporâneos, presos aos altos cargos de gestão, administração, coordenação, etc. Pessoas engessadas e tensas, sem tempo para sonhar, viver e conviver com os seus familiares e amigos.

A sociedade começa a se questionar sobre a origem desse homem. Quem seria? De onde veio? O que pretende? São questões que seguem ao longo da leitura do romance que nos faz chorar, rir e refletir sobre nossas escolhas ao longo de nossa existência.

Um romance que nos proporciona uma viagem espetacular no interior da mente humana e nos leva a refletir a cerca dos nossos conflitos internos dos mais corriqueiros aos mais impenetráveis e complexos.

MEMORIAL DE LEITURA



As minhas primeiras recordações do contato com a leitura e a escrita me remete aos meus cinco ou seis anos de idade, o cenário era basicamente aquele do filme “Os Narradores de Javé”. Minha cidade natal, que na época era apenas um povoado, tinha aquele aspecto peculiar das pequenas comunidades do interior do Nordeste, casa ligadas por uma única parede, apenas uma grande rua, no chão da barro ou areia, a iluminação vinha dos lampiões, acesos ao adormecer do sol. Minha mãe (sempre muito preocupada com a educação doa filhos, apesar de ter cursado apenas as primeiras séries do 1º Grau, dizia sempre que era a única herança que podia nos deixar) pegava na minha mão para me conduzir na árdua tarefa de “cobrir” as letras, um trabalho de coordenação motora acrescido de muito amor e uma tonelada de paciência.



Na pré-escola, tive o meu primeiro contato com a escrita impressa, a famosa carta de ABC, assim fui levada a “decorar” o alfabeto, as vogais, as consoantes (na época chegava a pensar que jamais iria conseguir decorar todos aqueles códigos consoantes, era um martírio...), as famílias do Ba, Ma, La, Já, etc. O pior momento era quando a professora fazia um buraquinho no papel e colocava sobre o alfabeto e em seguida perguntava qual letra era aquela que aparecia no meio do circulo vazado. Dificilmente acertava as letras T, G, P, Q... (as temíveis consoantes) O resultado era sempre uma seção de palmatória. Sofria muito por não conseguir decorar tão rapidamente quanto os colegas, mas não entendia o porquê, nem isso, na época, era preocupação para a professora.



As boas lembranças, de quando ainda estava sendo alfabetizada, são às vezes em que pedia a minha mãe uma cartilha igualzinha a do meu irmão mais velho e ela respondiam – compro um livro para você se consegui lê todos os letreiros que encontrarmos na rua, então saíamos de casa de mãos dadas em busca dos letreiros do comércio local, ainda eram poucos, mas quando tinha algum que não conseguia lê, começava a chorar pensando que nunca ganharia o livro e a minha mãe como quem não tinha percebido terminava a leitura e dizia que tinha feito tudo certinho.



O tempo foi passando e as coisas foram acontecendo, seguindo a mesma ordem, até que completei os meus sete anos e consegui ingressar na 1ª ano e ter em mãos o meu primeiro livro: uma cartilha


Os livros da escola restringiam-se aos livros didáticos de Língua Portuguesa e Matemática e algum tempo depois livros de conto de fadas da literatura universal. Apesar da grande expectativa em torno do livro, as minhas memórias do contato com o livro no 1° Grau são em primeiro lugar as lições tomadas todo dia ao final de cada aula. Tive muita dificuldade para aprender a ler (lembram da dificuldade de memorização das consoantes? Perseguiu-me por muito tempo...). A minha memória nunca me ajudou muito... Só consegui aprender a ler (pasmem!) na 3ª série. Mas quando consegui que passava tardes maravilhosas lendo contos de fadas em casa, quando não pegava escondido do meu irmão os gibis que ele conseguia emprestado. Apesar de não ser muito evidenciada nas aulas de Língua Portuguesa, consegui me destacar nas aulas de Matemática, era um fenômeno, passava direto em todas as provas (não me lembro de ter ficado em alguma), tenho uma inteligência lógico-matemática bem desenvolvida.



Quando passei a estudar a 5ª série, tive contato com o meu primeiro livro de História, adorei logo de cara, lia e relia todos os dias, ainda hoje me lembro da cor mostarda da capa, do Título História Antiga e Medieval e de todos os deuses da mitologia grega e romana. Amava as aulas de Desenho Geométrico, adorava as de História, Matemática era minha paixão, tolerava as aulas de Geografia e Ciências Naturais e, definitivamente, odiava as aulas de Língua Portuguesa. Nessa época, juntava as moedas que minha mãe me dava para quando fosse a Barra do Corda, comprar gibi da turma da Mônica, nas bancas. A cada ida na cidade era uma alegria só em pensar que teria novos gibis para ler. Assim foi até concluir o ensino fundamental.



Ao ingressar no Curso Normal, preparação para o magistério, também não tive muito contato com leituras mais apropriadas para o nível de ensino em me encontrava, sem muita orientação, passava o tempo lendo revistas de fofoca, romance Sabrina, Júlia, Bianca, entre outros. Nada muito recomendado para minha formação. Sentia a necessidade de conhecer grandes obras literárias , de autores consagrados de quem ouvia falar, mas não tinha tão pouco aulas de literatura (graças à Deus que a educação de hoje nem tem comparação com a de 15 anos atrás, na zona rural). A resistência com as aulas de Gramática continuaram (realmente não conseguia aprender tantas regras e exceções, eita memoriazinha ruim... ).




Ao terminar o Magistério percebi que tinha a obrigação de fazer as pazes com a língua materna. Como seria uma professora se mal conhecia a gramática? Foi então que resolvi fazer o curso de Licenciatura em Letras, para quebrar esta resistência que até então me acompanhava. Um pouco contraditório, eu reconheço, mas percebi que para ir além eu teria que vencer essa barreira, pois, por mais que o domínio da norma padrão não seja garantia para um futuro cheio de realizações, é fundamental que conheçamos as variações da língua para usarmos no momento oportuno. E foi assim que me tornei uma professora de Língua Portuguesa. Na faculdade, tive contato com obras literárias e o primeiro contato com livros acadêmicos, e fui adquirindo o gosto pela pesquisa e a admiração por alguns autores gradativamente.



Em 2003, três anos após ter concluído a licenciatura em Letras, surgiu a oportunidade de fazer especialização em Língua Portuguesa, a partir daí comecei efetivamente a ter contato com livros diversos e específicos de minha área e construir um amor pela leitura e a busca de conhecimentos. Conheci as obras de vários autores de quem não abro mão de ter vários títulos, tais como: Marcos Bagno, Irandé Antunes, Emília Ferreira, Maria Helena de Moura Neves, Luiz Antonio Marcuschi, Emília Ferreiro, entre outros.



Outra grande oportunidade que estou vivendo atualmente de contato com a leitura é a formação continuada em Língua Portuguesa, GESTAR II, em que sou cursista e professora formadora, que proporciona a todos os cursistas uma vivência, um encantamento, um efetivo contato com obras de grandes autores do nosso país, e muito além disso, a possibilidade de colocar em prática todos essas teorias de que temos contato e que não sabemos de que forma integrá-las em nossa prática pedagógica.





Hoje posso dizer que sou completamente apaixonada por leitura. Leio tudo que estiver ao meu alcance... As vezes é necessário que alguém me chame atenção para priorizar algumas leituras e dar conta de realizar outras atividades da minha vida, como: cuidar dos filhos, do maridão e trabalhar.


terça-feira, 4 de agosto de 2009

BIOGRAFIA - Ana Célia - Professora Formadora



Ana Célia Rabelo de Sousa, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1977, em Barra do Corda – MA, na época sede do então munícipe Jenipapo dos Vieiras, onde sua família residia. Passou toda a sua infância no povoado de Jenipapo dos Vieiras, onde estudou o Primeiro Grau e parte do Segundo Grau – Formação para o Magistério.


Em 1995, mudou-se para sede do município, a cidade de Barra do Corda, onde passou a estudar e trabalhar como telefonista de um posto telefônico municipal.


Em 1997, passou no primeiro concurso público para supervisão do IBGE, terminado o contrato, em 1998, prestou concurso simultaneamente para docência no município de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, sendo aprovada em ambos. Optou por assumir o cargo de professora na terra natal e recém emancipada cidade de Jenipapo dos Vieiras.


No ano de 2000, surgiu a oportunidade de fazer faculdade através de um programa de formação continuada para professores da rede pública, PROCAD-UEMA, onde cursou licenciatura em Letras. Em seguida, com apenas 65% do curso prestou concurso para professor com nível superior da rede estadual de ensino, passando, na sua cidade em 1º lugar, porém, na época foi impedida de assumir por não ter concluído o ensino superior, assumindo logo após a conclusão, no final de 2003.


Três anos depois prestou novamente concurso para professor da rede estadual de ensino, passando em 1º lugar e ficando com a única vaga de língua portuguesa do município.


Nesse ínterim, casou-se e teve o primeiro filho, ADRIAN (2003), continuando a trabalhar no município de Jenipapo dos Vieiras - MA. Em 2006, teve o segundo filho, ARTHUR. Logo depois mudou-se para Barra do Corda-MA, cidade onde seu marido residia. Viu na mudança uma grande oportunidade de aprofundamento dos estudos e aperfeiçoamento. Passou a trabalhar na Unidade Regional de Educação de Barra do Corda, órgão estadual.


Em 2007, fez Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela FACVEST, ao mesmo tempo em que fez vários cursos de extensão de informática aplicada à educação, que segundo ela, o letramento digital deve fazer parte do objetivos do ensino escolar.


Em janeiro de 2009, foi convidada para ser professora formadora do GESTAR II, programa de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, no qual está inserida atualmente.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

JENIPAPO DOS VIEIRAS - INÍCIO - 13/06/2009


Nas primeiras décadas do século XX, os senhores Júlio Viera, Joaquim Vieira e Bizeca Vieira, enquanto caçavam, encontraram uma lagoa enorme e com muitos jenipapeiros, intitulando-a de Lagoa do Jenipapo. A partir de 1925, alguns agricultores, sob a liderança da família Vieira, se fixaram para explorar a terra, surgindo então um pequeno povoado que tão logo ficou conhecido como Jenipapo dos Vieiras.



Jenipapo dos Vieiras, situa-se na Micro-região do Alto Mearim e Grajaú e se distancia da capital do Estado em 510 km, interagindo pela rodovia BR – 226 que corta o município no sentido sudoeste-nordeste. Desde a sua fundação até o ano de 1996, Jenipapo dos Vieiras foi munícipe da cidade de Barra do Corda - MA, localizada há 60 km de distância.




O município de Jenipapo dos Vieiras, enquanto município administrativamente autônomo, foi instalado em 1º de janeiro de 1997, com a posse de seu primeiro prefeito eleito Frei José Gomes de Sousa (1997 a 2000), seguido por Francisco de Sousa Almeida (2001 a 2004) e Giancarlos Oliveirta Albuquerque (2005 a 2008), este último reeleito para o atual mandato de 2009 a 2011.



Jenipapo dos Vieiras possui uma população de 14.815 habitantes, sendo distribuídas da seguinte forma: 12.411 na Zona Rural e 2.404 na Zona Urbana e possui uma área de 1.507,5 Km².


A base da economia do município encontram-se nas atividades de agricultura familiar, o cultivo do arroz e pecuária de corte, sendo esta última a principal atividade econômica do município.



A lagoa do Jenipapo é considerada um dos principais pontos turísticos do município, sendo também considerado como tal a cova da finada Jeane, localizada na estrada que liga a sede do município ao povoado Jacaré, que traduz um grande sentimento religioso da população, a qual atribui a falecida Jeane a realização de milagres.



Em relação a educação, são ofertados pela rede municipal e estadual de ensino a educação básica, não existindo, porém, universidades no município fazendo-se necessário o deslocamento a cidade de Barra do Corda ou a outros municípios para a conclusão de estudos superiores.









GESTAR II - ENCONTRO INICIAL


PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
DATA: 13/06/2009
Carga-Horária: 08h




1º MOMENTO


8h30 SOLENIDADE DE ABERTURA

COMPOSIÇÃO DA MESA:

GIANCARLOS ALBUQUERQUE (PREFEITO);

ALBERTINA ALBUQUERQUE (SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO);

JOSEANE OLIVEIRA(COORDENADORA DO GESTAR II);

ANA CÉLIA RABELO(FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA);

AURICEA RODRIGUES (FORMADORA DE MATEMÁTICA);

CLÁUDIA ALBUQUERQUE (SECRETÁRIA DE AÇÃO SOCIAL);

IONETE BARROS (SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO);

OSVALDO RAMOS (PRESIDENTE DA CÂMARA DOS VEREADORES).



10h30 MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO






11h15 CREDENCIAMENTO: ENTREGA E APRESENTAÇÃO DO MATERIAL - GESTAR II (SALA DE AULA)


12h00 INTERVALO PARA ALMOÇO




2º MOMENTO


13h30 DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO: CRACHÁ CRIATIVO
14h30 APRESENTAÇÃO DA METOLOGIA DO CURSO: GUIA GERAL
16h00 LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: AS TAREFAS DA EDUCAÇÃO - RUBEM ALVES
16h40 PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO – PERFIL DO CURSISTA
17h00 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DO DIA: PREENCHIMENTO DO “DIÁRIO REFLEXIVO” PELOS PROFESSORES CURSISTAS



TURMA DE LÍNGUA PORTUGUESA



RELAÇÃO DOS CURSISTAS


01 - ALESSANDRA NEPOMUCENO DE SOUSA sede Jenipapo dos Vieiras
02 - ALMIRA DE LIMA RIBEIRO Pov. Coquinho
03 - ANA ALVES DE LUCENA Pov. Lagoa do Coco
04 - ANTONIA IVANILDE DA SILVA SOUSA Pov. Marajá do Artur
05 - ANTONIA PONTES sede Jenipapo dos Vieiras
06 - ANTONIA SELMA BORGES FREITAS CASTRO Pov. Valério
07 - ANTONIO JOILSON SOARES LIMA Pov. Arranca
08 - CELISMAR LOPES FREITAS Pov. Lagoa do Coco
09 - DANIEL DA SILVA SOUSA Pov. Peba
10 - DEUSAMAR DA SILVA RIBEIRO Pov. Três Lagoas
11 - EILIANE DOS SANTOS BEZERRA Pov. Arranca
12 - ELIENE DA CONCEÇÃO LIMA Pov. Valério
13 - ELOIDE DE NEGREIROS SOUZA Pov. Lagoa do Coco
14 - ELZILENE DE SOUSA COSTA Pov. Atraqueira
15 - EUZILENE BRASIL S. RAMOS Pov. Valério
16 - FRANCISCA DA CONCEIÇÃO SANTANA sede Jenipapo dos Vieiras
17 - GARDÊNIA DA SILVA MIRANDA Pov. Lagoa do Coco
18 -JANE CLÉIA PEREIRA ALVES Pov. Lagoa do Coco
19- JOÃO DOS SANTOS BARROS Pov. Jenipapo dos Jonas
20- JOSÉLIA MENDES SOARES Pov. Valério
21- JULIANA P. B. NEPOMUCENO Pov. Copaíba
22- KARLENE ARAÚJO DA SILVA Pov. Peba
23- MARIA APARECIDA DE LIMA Pov. Jacaré
24- MARIA APARECIDA G. DE SOUSA Pov. Coquinho
25- MARIA EUNICE MARCELINO MOTA sede Jenipapo dos Vieiras
26- MARIA ODAIRES PEREIRA LIMA Pov. Peba
27- MARIA RITA MACEDO DUARTE Pov. Copaíba
28- MARIA SENHORA FILHA Pov. Jacaré
29- MAYANNE DE SOUSA SILVA Pov. Lagoa do Sabonete
30 - RISOLÂNDIA C. DE S. SILVA Pov. Jacaré



JOSEANE (COORDENADORA), AURICEA(FORM. MTM), ALBERTINA (SECRET. DE EDUC. MUNICÍPIO) E ANA CÉLIA (FORM. PRT)


CRONOGRAMA


1 º ENCONTRO : 13 DE JUNHO/ 2009 (JÁ ACONTECEU)
2 º ENCONTRO : 03 DE JULHO/ 2009 (JÁ ACONTECEU)
3 º ENCONTRO : 24 DE JULHO/ 2009 (JÁ ACONTECEU)
4 º ENCONTRO : 14 DE AGOSTO/ 2009 (JÁ ACONTECEU)
5 º ENCONTRO : 11 DE SETEMBRO/ 2009 (JÁ ACONTECEU)
6 º ENCONTRO : 25 DE SETEMBRO/ 2009
7 º ENCONTRO : 16 DE OUTUBRO/ 2009
8 º ENCONTRO : 06 DE NOVEMBRO/ 2009
9 º ENCONTRO : 27 DE NOVEMBRO/ 2009
10 º ENCONTRO : 11 DE DEZEMBRO/ 2009