quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

6º ENCONTRO 25/09/2009



OLÁ PESSOAL!!!


O Blog ficou por algum tempo sem atualizações
por motivos técnicos,
mas agora estamos de volta.
Sejam todos bem vindos, novamente!




O 6º mencontro assim como os outros foi muito produtivo. Começamos por uma mensagem linda que fala sobre nossas escolhas na vida "Você é fruto de suas escolhas", servindo, como uma luva, para introduzir o tema que iríamos discutir ESTILO. Chegamos a conclusão que estilo se trata de uma forma peculiar que cada um de nós tem para se expressar e se comunicar com o mundo, ou seja, os recursos que utilizamos para compor a nossa fala, o nosso texto, de forma intencional para provocar um efeito de sentido no interlocutor. Falamos também sobre Figuras de Estilo e Tipos de Discurso.
Seguindo nosso roteiro, discutimos também COERÊNCIA TEXTUAL e vimos que se trata de montar um quebra-cabeças textual se construindo no pensamento e fazendo uma ligação entre o que já sabemos do mundo e o que diz o texto que lemos. O autor e o leitor são os agentes envolvidos na produção da coerência.


Os cursistas ficaram entusisamados com as discussões e as atividades propostas dentro dos temas. Aproveitamos o cartaz do filme Narradores de Javé, visto no encontro anteior, e fizemos uma análise sobre a existência de coerência no texto. Os cursistas puderam perceber que a coerência de um texto não está propriamente no texto, se constrói na leitura dependendo tanto da organização do autor quanto das informações que o leitor possui sobre o tema. Mas a tividade que mais se destacou foi a montagem de um quebra-cabeças feito de um texto sobre o gênero quadrinhos em sala de aula, retirado do Jornal Mundo Jovem. O encontro foi muito interessante e produtivo!





E para comemorar o Dia do Professor preparamos
uma homenagem especial, com direito a
chocolates e sorteio de livros!
Os cursistas adoraram!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário