quarta-feira, 19 de agosto de 2009

3º ENCONTRO 24/07/2009





PAUTA
GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS

PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
DATA: 24/07/2009
Carga-Horária: 08h

TURNO: MATUTINO

8h00 MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO: A importância do ENTUSIASMO
A palavra ENTUSIASMO, vem do Grego e significa ter um deus dentro de si. Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses.A pessoa ENTUSIASMADA, era aquela que ora possuída por um dos deuses e por causa disso, poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.
Assim se você fosse entusiasmado por Ceres (deusa da agricultura) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita e assim por diante...Segundo os gregos, só pessoas ENTUSIASMADAS
eram capazes de vencer os desafios do cotidiano.
Era preciso, portanto ENTUSIASMAR-SE.Assim , o ENTUSIASMO é diferente do otimismo. Otimista significa eu acreditar que uma coisa vai dar certo. Talvez até torcer para que ela dê certo.
Muita gente confunde otimismo com entusiasmo. No mundo de hoje, na empresa de hoje,
É PRECISO SER ENTUSIASMADO.
Pessoa entusiasmada é aquela que acredita na
SUA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR NAS COISAS, DE FAZER DAR CERTO.
Entusiasmada é a pessoa que acredita em si. Acredita nos outros.
Acredita na FORÇA QUE AS PESSOAS TÊM DE TRANSFORMAR O MUNDO E A PRÓPRIA REALIDADE.
E só há uma maneira de ser entusiasmado. É agir entusiasticamente! Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, para depois nos entusiasmarmos, jamais nos entusiasmaremos com alguma coisa, pois sempre teremos razões para não entusiasmarmos. Não é o sucesso que traz o entusiasmo,
É O ENTUSIASMO QUE TRAZ O SUCESSO.
Conheço pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, o sucesso chegar, para depois se entusiasmarem. A verdade é que jamais se entusiasmarão com coisa alguma.
O ENTUSIASMO É QUE TRAZ UMA NOVA VISÃO DA VIDA.
Mas afinal... Como vai seu entusiasmo pelo Brasil, pela escola onde trabalha, por seu emprego, por sua família, por seus filhos, seus amigos, pelo seu sucesso pessoal, por você mesmo?
ACREDITE NA SUA CAPACIDADE DE VENCER, DE CONSTRUIR O SUCESSO,
DE TRANSFORMAR A REALIDADE (...)
Você verá a diferença...
Boa sorte e Sucesso !

Ana Célia R. de Sousa

texto de Luiz Almeida Marins Filho, Ph.D. Comunicação e Marketing Ltda
Gestar II – Jenipapo dos Vieiras – MA, julho de 2009.

8h20 RECAPITULAÇÃO DOS TEXTOS ESTUDADOS EM CASA
As cursistas: Ana, Selma e Celismar

9h30 EXPOSIÇÃO TEÓRICA: TP 3 - UNID 10 A 12
CONHECIMENTO INTUITIVO DOS GÊNEROS
DISTRIBUIÇÃO DE TEXTOS DE DIVERSOS GÊNEROS (EM DUPLAS)

ANÁLISE DO TEXTO:
Quem escreve?
Qual o objetivo do texto?
A quem se dirige o texto?
Houve intenção estética na exploração do vocabulário?
Classifique o gênero levando em consideração as características;
Aponte o tipo predominante com base nas sequências tipológicas de maior ocorrência.

10h00 COFFEE BREAK



10h20 EXPOSIÇÃO TEÓRICA: GÊNEROS LITERÁRIOA E NÃO-LITARÁRIOS

Gênero Poético

O que é Litaratura de Cordel?



11h45 APRESENTAÇÃO DO VÍDEO (YOUTUBE) GÊNEROS TEXTUAIS


12h00 INTERVALO PARA ALMOÇO


TURNO: VESPERTINO

13h40 TRABALHO EM GRUPO:



1º GRUPO – TP / PÁG. 25 (ELEBORAÇÃO DE UMA BIOGRAFIA DE UMA PESSOA IMPORTANTE PARA A COMUNIDADE);
2º GRUPO – TP / Pág. 41 (INTERPRETAÇÃO E REFLEXÃO DO TEXTO: A CIGARRA E A FORMIGA)
3º GRUPO - AAA / Pág. 65 ( AULA 7: DESCOBRINDO A POESIA DE CORDEL)
4º GRUPO - AAA / Pág. 116 ( AULA 2: CRIANDO UMA CARTA: INTERRELAÇÃO ENTRE TIPOS TEXTUAIS )
5º GRUPO - AAA / Pág. 98 (AULA 7: EMITINDO OPINIÕES: TEXTO DISSERTATIVO)
6º GRUPO - TP / Pág. 172 (INTERTEXTUALIDADE ENTRE GÊNEROS)





14h30 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

15h40 COFFEE BREAK

16h00 DISCUSSÃO SOBRE PROJETOS DIDÁTICOS

17h00 ENCERRAMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário