sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RESENHA - O Vendedor de Sonhos: o chamado


O VENDEDOR DE SONHOS – O CHAMADO

O romance de Augusto Cury, narra uma história tocante de um homem maltrapilho, aparentemente um comum morador de rua, que impede um bem sucedido professor universitário se suicide. Utilizando-se de argumentos cortantes e profundos e uma eloqüência cativante.

Este homem convida o intelectual suicida, Júlio César, narrador da história, para segui-lo sem prometer-lhe qualquer tipo de segurança ou conforto, apenas prometendo toná-lo um vendedor de sonhos, sem destino, sem agenda, uma aventura completamente imprevisível. E saem proclamando em vários pontos da sociedade as concepções do mestre, entre as quais, que as sociedades modernas se converteram em um hospício global.

A cada discurso proclamado pelo mestre, revelando as mazelas do homem contemporâneo, mais e mais seguidores os acompanham formando um grupo exótico de pessoas que estão à margem do sistema social. Defende a idéia de que as pessoas marginalizadas pela sociedade, consideradas incapazes, também tem algo a ensinar, passagem que nos reporta a sala de aula, quando sem percebermos admiramos e elogiamos apenas os alunos que mais se destacam pela suas inteligência e habilidades, deixando de lado os que apresentam algum tipo deficiência, isto fica claro quando diz: “A grandeza de um mestre está em ensinar os rebeldes e os que têm dificuldades em aprender e não os notáveis da classe.”.

Na medida em que seguem sua caminhada, conquistaram muitos adeptos e foram odiados por outros tantos. O mestre, com sua filosofia de vida, fora admirado por magnatas, executivos, políticos, professores, pessoas comuns, e vaiado por muitos outros desses mesmos segmentos.

O mestre permanece firme em seus propósitos: vender sonhos às pessoas, que contrariando qualquer previsão feita sobre o futuro da humanidade, nos século passados, são hoje os escravos contemporâneos, presos aos altos cargos de gestão, administração, coordenação, etc. Pessoas engessadas e tensas, sem tempo para sonhar, viver e conviver com os seus familiares e amigos.

A sociedade começa a se questionar sobre a origem desse homem. Quem seria? De onde veio? O que pretende? São questões que seguem ao longo da leitura do romance que nos faz chorar, rir e refletir sobre nossas escolhas ao longo de nossa existência.

Um romance que nos proporciona uma viagem espetacular no interior da mente humana e nos leva a refletir a cerca dos nossos conflitos internos dos mais corriqueiros aos mais impenetráveis e complexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário