quinta-feira, 20 de agosto de 2009

4º ENCONTRO 14/08/2009


LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA I




PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
DATA: 14/08/2009
Carga-Horária: 08h

TURNO: MATUTINO


8h00 MENSAGEM DE ACOLHIDA:



Elas entram na vida da gente e deixam aromas de perfumes.
Com a suavidade do vento ao final da tarde.Com gestos de ternura presentes em cada clarão da manhã.Olhe a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, olhando fundo, que há um perfume suave de amiga(o) e um brilho em seu olhar.
Procure exalar essa magia encantadora.Pessoas foram esculpidas para serem ouvidas, compreendidas, amadas.Para tocarem nossas vidas com a mesma força em que foram criadas, para exalar suas próprias vidas com toda essa magia de serem perfumes.Pessoas são perfumes como você.Obrigado por você ter exalado na minha vida e na vida de outras pessoas o perfume agradável da fraternidade, do reconhecimento, da compreensão, do amor e de poder exalar todos os aromas da coragem, do entusiasmo, da disponibilidade, da alegria, da esperança, renovando sempre em nossa vida o aroma
do AMOR, de um DEUS que ama INCONDICIONALMENTE.


Obrigada pelo perfume que você é!
texto de autoria desconhecida



Ana Célia R. de Sousa
Professora Formadora

Gestar II - Jenipapo dos Vieiras - MA, agosto de 2009.



8h20 ANÁLISE DE: portifólios, estudo do TP 4, relatos e projetos

9h30 DINÂMICA: CABRA-CEGA DA LEITURA

10h00 COFFEE BREAK

10h20 LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: Ampliando nossas referências - Pág. 54

11h00 DISCUSSÃO: O QUE É LETRAMENTO? Cada cursista escreveu no papel o seu próprio conceito de letramento em seguida colocou o papel exposto no mural fixado na parede.

11h50 Apresentação do vídeo: O que é letramento? Poema de Kate M. Chong





12h00 INTERVALO PARA ALMOÇO

TURNO: VESPERTINO

13h30 momento de descontração: música: Na rua, na chuva, na fazenda... (KID ABELHA)

13h40 TRABALHO EM GRUPO: MURAL DIVERTIDO - TP 4

1º GRUPO – TP 4 - UND 13 - SEÇÃO 1 / PÁG. 16 a 31 (O Letramento);


2º GRUPO – TP 4 - UND 13 - SEÇÃO 2 / PÁG. 32 a 41 (Letramento de diversidade cultural);
3º GRUPO - TP 4 - UND 13 - SEÇÃO 3 / PÁG. 42 a 51 (Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita na escola);

4º GRUPO - TP 4 – UND 14 - SEÇÃO 1 / PÁG. 71 a 81 (Onde está o significado do texto);

As cursistas: Euzilene, Maria da Conceição, Eunice e Juliana


5º GRUPO - TP 4 – UND 14 - SEÇÃO 2 / PÁG. 82 a 89 (Os objetivos de leitura: expectativas e escolhas de texto);

As cursistas: Maria Odaíres, Jane Cléia, D. Rita, e Deusamar


6º GRUPO - - TP 4 – UND 14 - SEÇÃO 3 / PÁG. 82 a 89 (Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?);



15h40 APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

16h30 AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DO DIA:






16h50 Escolha de um avançando na prática (TP 4) para aplicar na sala de aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário