terça-feira, 4 de agosto de 2009

BIOGRAFIA - Ana Célia - Professora Formadora



Ana Célia Rabelo de Sousa, nasceu no dia 27 de fevereiro de 1977, em Barra do Corda – MA, na época sede do então munícipe Jenipapo dos Vieiras, onde sua família residia. Passou toda a sua infância no povoado de Jenipapo dos Vieiras, onde estudou o Primeiro Grau e parte do Segundo Grau – Formação para o Magistério.


Em 1995, mudou-se para sede do município, a cidade de Barra do Corda, onde passou a estudar e trabalhar como telefonista de um posto telefônico municipal.


Em 1997, passou no primeiro concurso público para supervisão do IBGE, terminado o contrato, em 1998, prestou concurso simultaneamente para docência no município de Barra do Corda e Jenipapo dos Vieiras, sendo aprovada em ambos. Optou por assumir o cargo de professora na terra natal e recém emancipada cidade de Jenipapo dos Vieiras.


No ano de 2000, surgiu a oportunidade de fazer faculdade através de um programa de formação continuada para professores da rede pública, PROCAD-UEMA, onde cursou licenciatura em Letras. Em seguida, com apenas 65% do curso prestou concurso para professor com nível superior da rede estadual de ensino, passando, na sua cidade em 1º lugar, porém, na época foi impedida de assumir por não ter concluído o ensino superior, assumindo logo após a conclusão, no final de 2003.


Três anos depois prestou novamente concurso para professor da rede estadual de ensino, passando em 1º lugar e ficando com a única vaga de língua portuguesa do município.


Nesse ínterim, casou-se e teve o primeiro filho, ADRIAN (2003), continuando a trabalhar no município de Jenipapo dos Vieiras - MA. Em 2006, teve o segundo filho, ARTHUR. Logo depois mudou-se para Barra do Corda-MA, cidade onde seu marido residia. Viu na mudança uma grande oportunidade de aprofundamento dos estudos e aperfeiçoamento. Passou a trabalhar na Unidade Regional de Educação de Barra do Corda, órgão estadual.


Em 2007, fez Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela FACVEST, ao mesmo tempo em que fez vários cursos de extensão de informática aplicada à educação, que segundo ela, o letramento digital deve fazer parte do objetivos do ensino escolar.


Em janeiro de 2009, foi convidada para ser professora formadora do GESTAR II, programa de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, no qual está inserida atualmente.

3 comentários:

  1. Muito bem escrita a sua biografia! PArabéns!!! Beijo ;)

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ivana. Desculpe estar entrando assim no teu blog; te encontrei buscando informações sobre a cidade de Jenipapo dos Vieiras, porquanto passei em um concurso público do Ministério da Justiça- FUNAI, e serei lotada na cidade. Enfim, gostaria que vc. me informasse mais um pouco sobre a cidade, se há pousadas, como posso alugar um imóvel, como é a estrutura, etc. Vc. conhece alguém a quem eu poderia me dirigir em chegando lá? Para aluguel de quarto por enquanto?Não há mts. informações na internet, e estou meio deslocada/perdida. Não vi sequer telefone de prefeitura. Vi um pouco mais sobre Barra do Corda, mas fica um pouco distante; quantas horas entre Jenipapo e Barra do Corda? Talvez eu possa me estabelecer por lá. Se puder me ajudar agradeço desde já. Talvez possamos ter contato mais direto; devo estar chegando na cidade depois do dia 25.

    Grata

    Ivana Gomes-igv2000@hotmail.com

    ResponderExcluir