PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
FEV/2010
Carga-Horária: 08h
TP 6 - LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II
MENSAGEM INICIAL: O QUE É O AMOR
O poeta diz que o amor, quando desabrocha, é tal qual uma avalanche que devora quem está descuidado.
Enamorar-se é deixar a razão de lado e permitir que a emoção borbulhe incessantemente, povoando a mente até se permitir desvendar o desafiante e fantástico enigma do amor e da paixão.
Dizem que a música é excelente terapia e antídoto para toda mazela que há. Você que está triste, deixando que a química do amor desfaleça, acorde! Surpreenda-se e libere-se apaixonadamente por uma causa, por um sonho, por alguém. Quem sabe, pela vida mesmo!
TODOS: “Não estou disposto a esquecer seu rosto de vez, eu acho que é tão normal, dizem que sou louco por eu ter um gosto assim, gostar de quem não gosta de mim. Jogue suas mão para o céu e agradeça se acaso tiver alguém que você gostaria que estivesse sempre com você, na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê."
Que bom, heim!? E porque não deixar as dúvidas de lado para alguém que você admira e não tem coragem de dizer:
TODOS: "Eu preciso te falar, te encontrar de qualquer jeito, pra sentar e conversar, depois andar de encontro ao vento; eu preciso respirar o mesmo ar que te rodeia e na pele quero ter o mesmo sol que te bronzeia; eu preciso te tocar e outra vez te ver sorrindo."
Daí, meus caros, o amor vinga de fato. Então, você poderá se surpreender e começar a declarar:
TODOS: "Eu tenho tanto pra te falar, mas com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você."
E você, aos poucos, percebe que vai ficando abobalhado, pueritizando-se e, passageiro das asas da emoção, canta:
TODOS: "Quisera ser um peixe, para em teu límpido aquário mergulhar, fazer borbulhas de amor pra te encantar, passar a noite em claro, dentro de ti; um peixe para enfeitar de corais tua cintura, fazer silhuetas de amor à luz da lua, saciar esta loucura...”
Cuide-se, não deixe seu coração escorrer por entre os dedos. Quem não gosta de experimentar o sentimento de pertencer? Alguém poderá cantar:
TODOS: "Porque você me deixa tão solto, porque você não cola em mim, tô me sentindo muito sozinho. Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida, fala que me ama, só que é da boca pra fora; ou você me engana ou não está madura, onde está você agora?"
Porém também não se estresse. Se você não está no estágio capaz de entusiasmar-se pelo amor, continue buscando, pois alcançará o sonho dos poetas e cantará como o artista:
TODOS: "Viver é não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei, eu sei, que a vida devia ser bem melhor, e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita!"
E aí, sem medo, ultrapasse as barreiras do impossível, porque estas já não mais existem e expresse para a vida:
TODOS: "Deixa eu dizer que te amo, deixa eu pensar em você. Isso me acalma, me acolhe a alma, isso me ajuda a viver. Hoje contei pras paredes, coisas do meu coração, passei no tempo, caminhei nas horas, mais do que passo é paixão, é o espelho sem razão, quer amor fique aqui.".
E, finalmente, você verá que:
TODOS: "Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia..."
DISCUSSÃO: TP 6 UNIDADES 21 e 23.
Além de trabalharmos os temas ARGUMENTAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL, TP 6, vimos também de forma sucinta sequência didática e ensino de gêneros textuais, retirado do material: Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro. Na Ponta do Lápis, Ano V – Nº 11, agosto de 2009, como forma de revisar alguns temas importantes debatidos ao longo do curso.
Sequência didática ensino de gêneros textuais
1. Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos
2. Mapear o conhecimento prévio dos alunos
3. Ampliar o repertório dos alunos
4. Analisar as marcas do gênero
5. Buscar informações sobre o tema
6. Produzir um texto coletivo
7. Escrever um texto individual
8. Fazer a revisão e o aprimoramento do texto
9. Publicar o texto produzido pelos alunos
Momento de descontração: músicas: Amor I LOVE YOU (Marisa Monte) e Como uma onda (Lulu Santos)
Neste encontro trabalhamos o último TP, LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II, aproveitamos para darmos nosso depoimento sobre todo o curso. Alguns preferiram falar outros escreveram sua impressões que logo, logo serão divulgadas neste blog.
1. Compartilhar a proposta de trabalho com os alunos
2. Mapear o conhecimento prévio dos alunos
3. Ampliar o repertório dos alunos
4. Analisar as marcas do gênero
5. Buscar informações sobre o tema
6. Produzir um texto coletivo
7. Escrever um texto individual
8. Fazer a revisão e o aprimoramento do texto
9. Publicar o texto produzido pelos alunos
Momento de descontração: músicas: Amor I LOVE YOU (Marisa Monte) e Como uma onda (Lulu Santos)
Neste encontro trabalhamos o último TP, LEITURA E PROCESSOS DE ESCRITA II, aproveitamos para darmos nosso depoimento sobre todo o curso. Alguns preferiram falar outros escreveram sua impressões que logo, logo serão divulgadas neste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário