PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA
JAN/2009
Carga-Horária: 08h
ANÁLISE LINGUÍSTICA E ANÁLISE LITERÁRIA
TURNO: MATUTINO
MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO: A Borboleta
DISCUSSÃO: A AUTOESTIMA NA SALA DE AULA
SOCIALIZAÇÃO: TP 2 UNIDADES 5 E 7
MESA REDONDA: Formamos dois grupos de discussão e cada grupo elaborou três questões sobre metodologia de ensino/aprendizagem que envolvesse o tema abordado na unidade estudada pelo outro grupo. Foi uma discussão muito produtiva. Os questionamentos foram os seguintes:
GRUPO 1: UNID. 5 , SEÇÕES 1,2 e 3
- Que conceitos você tem de gramática?
- Que estratégias emprega no ensino de gramática?
- O que é gramática descritiva?
GRAMÁTICA: É o conjunto de regras da língua que cada falante domina independentemente de sua escolaridade, que lhe permite produzir e compreender as frases dessa língua.
ENSINO DE GRAMÁTICA: O ensino deve considerar a gramática interna do aluno e a partir dela ampliar cada vez mais os usos da língua nas mais variadas situações sociocomunicativas, priorizando uma metodologia produtiva que possibilite o contato com textos de diversos gêneros e desenvolva a competência discursiva do aluno.
GRAMÁTICA DESCRITIVA: Descreve os usos das regras da língua e busca razões para esses usos, sem a preocupação de rotular os empregos em “certos” ou “errados”.
CARACTERÍSTICAS:
Tem interesse especial pela língua na sua forma natural, a modalidade oral, uma vez que esta é a mais usada pelos os falantes;
Procura a descrição da língua à disposição de todos os falantes, não se interessando exclusivamente pela norma “padrão” ou “culta”;
Ao contrário da gramática normativa, não se detém na linguagem literária.
GRUPO 2: UNID. 7 , SEÇÕES 1,2 e 3
O que é arte?
A arte é uma produção cultural e, também, uma construção histórica e a forma de expressão e de perceber a arte muda conforme o tempo e o lugar.
Como identificar a arte?
Podemos identificar produções artísticas através:
• Possibilidade de fantasiar, ou seja, imaginar e refletir sobre o mundo; fuga da realidade;
• Interpretação da realidade feita pelo compositor. É comum que uma mesma situação/objeto seja captada de maneira diferente.
• Possibilita ver o mundo de outros ângulos, através da conotação (permite múltiplas significações). Sua interpretação dependerá dos conhecimentos prévios do interlocutor.
LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: Autoestima
INTERVALO PARA ALMOÇO
INTERVALO PARA ALMOÇO
TURNO: VESPERTINO
Momento de descontração: músicas: Sozinho (PENINHA) e O que é o que é (GONZAGUINHA)
OFICINA: AAA 2 UND : 5 e 7
1º GRUPO – AAA 2 - UND 5 - PÁG. 13 a 16 (Aula 1 – Uma palavra só);
2º GRUPO – AAA 2 - UND 7 - / PÁG. 104 a 105 (Aula 5 – Dramatizando o texto teatral - texto pág. 99 ou o texto do TP 2 – oficina- pág. 150);
3º GRUPO - AAA 2 - UND 7 - / PÁG. 113 a 116 (Aula 8 – Recriação de quadro de PORTINARI);
4º GRUPO - AAA 2 - UND 8 - / PÁG. 136 a 139 (Aula 4 – Um poema de amor);
5º GRUPO - AAA 2 - UND 8 - / PÁG. 145 a 148 (Aula 7 – Uma cidadezinha qualquer);
6º GRUPO - AAA 2 - UND 8 - / PÁG. 145 a 148 (Aula 7 – Uma cidadezinha qualquer);
APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS PRODUZIDOS
CIDADE GRANDE
Prédios entre nuvens
Pessoas em movimento
Corrida contra o tempo
O mundo vai depressa
A cidade vai depressa
A criança vai depressa
Depressa... O tempo passa.
Eta vida corrida, meu Deus!
A avaliação do 9º encontro foi feita oralmente e teve um resultado excelente. Todos concordaram que tivemos o máximo de aproveitamento possível no encontro.
Para o próximo encontro: Leitura e síntese dos assuntos do TP 6 para discussão coletiva.
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