segunda-feira, 1 de março de 2010

7º ENCONTRO 06/11/2009

PROFESSORA FORMADORA: ANA CÉLIA RABELO DE SOUSA

DATA: 06/11/2009
Carga-Horária: 08h

TP 5: ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

TURNO: MATUTINO

MENSAGEM DE MOTIVAÇÃO: Bom Dia!!!

DISCUSSÃO: COESÃO TEXTUAL: Conceitos e Mecanismos pág. 166 / 167
Neste encontro discutimos sobre os estudos de COESÃO TEXTUAL
Vimos em estudos anteriores que a COERÊNCIA é a possibilidade de atribuir continuidade de sentido ao texto. A COESÃO é parceira da coerência, pois contribui para dar sentido ao texto, colaborando com a interpretação e a leitura.
Algumas definições de coesão retiradas do material pedagógico e de livros de referência:

“A coesão ocorre quando a interpretação de algum elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro, no sentido de que não pode ser efetivamente decodificado a não ser por recurso a outro.” (Holliday & Hasan)

“A coesão textual é um mecanismo lingüístico que articula as informações de um texto, relacionando sentenças com o que veio antes e com o que virá depois, no propósito comunicativo de, conjuntamente, tecer o texto.” (Maria Luiza M. S. Coroa)

“Coesão textual diz respeito a todos os processos de sequencialização que asseguram (ou tornam recuperável) uma ligação lingüística significativa entre os elementos que ocorrem na superfície textual.” (Ingedore Villaça Koch)

A COESÃO funcionam como uma “costura” entre as partes do texto constituindo-o como um todo significativo, referindo-se às relações de sentido que se estabelecem no interior do texto.


SOCIALIZAÇÃO: Relatórios de aplicação e portifólios

LEITURA COMPARTILHADA DO TEXTO: A Moça Tecelã (Marina Colasanti)

Apresentação do slide de referências de leitura

 
INTERVALO PARA ALMOÇO



TURNO: VESPERTINO



Momento de descontração: música

OFICINA: AAA5 UND 19

1º GRUPO – TP 5 - UND 19 - SEÇÃO 1 / PÁG. 118 (Identificar elementos lingüísticos responsáveis pela continuidade de sentidos em um texto);

2º GRUPO – TP 5 - UND 19 - SEÇÃO 2 / PÁG. 135 (Analisar mecanismos de coesão referencial);

3º GRUPO - TP 5 - UND 19 – SEÇÃO 3 / PÁG. 150 (Analisar mecanismos de coesão textual)

4º GRUPO - AAA 5 - UND 19 – AULA 1 e 2/ PÁG. 79 a 82 (Elementos lingüísticos em função coesiva)

5º GRUPO - AAA 5 - UND 19 – AULA 3 / PÁG. 83 a 85 (Identificar a coesão em textos)

6º GRUPO - AAA 5 - UND 19 – AULA 4 e 5 / PÁG. 86 a 89 (Identificar como se constrói a unidade de sentido nos textos utilizando elementos de coesão)

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS PRODUZIDOS

Para o próximo encontro: Leitura e síntese dos assuntos do TP 1, UND 1, 2, 3 e 4, para discussão coletiva.

Avaliação em grupo do encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário